Sabe aquela diferença entre fazer uma transação entre contas de uma instituição e uma transação entre contas envolvendo instituições diferentes? Esquece... não terá diferença.
Por Airton Junior
A cada dia o PIX vem se tornando uma realidade, como uma das prioridades da agenda #BC+ do Banco Central, o ecossistema de pagamentos instantâneos que em seu lançamento veio recheado de desconfiança pelo mercado no que diz respeito aos ambiciosos prazos estipulados para implantação do BC, hoje está moldado e no forno, e tudo leva a acreditarmos que em novembro (previsão para o início) se torne uma excelente realidade.
Para quem ainda não está ambientado ao tema, o PIX é o ecossistema criado pelo Banco Central de pagamentos, onde a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de valores para o recebedor ocorre instantaneamente, basicamente podemos dizer que as transferências ocorrem diretamente da conta do pagador para a conta do recebedor, sem a necessidade de intermediários, tornando-a instantânea e reduzindo o custos de transação em comparação aos atuais TED e DOC.
O ecossistema que já iniciará com as principais instituições do mercado financeiro participando, estará disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, ou seja, as liquidações serão processadas entre eles em tempo real, eliminando não somente o período de liquidação, como também a limitação dos dias uteis, ocorrendo também aos sábados, domingos e feriados. Sabe aquela diferença entre fazer uma transação entre contas de uma instituição e uma transação entre contas envolvendo instituições diferentes? Esquece... não terá diferença.
A novidade trará uma série de benefícios a sociedade e podemos destacar algumas como:
- Agilidade nas transações: Os pagamentos e recebimentos entre pessoas físicas e jurídicas serão instantâneo, os recursos serão disponibilizados em segundos ao recebedor.
- Redução dos custos em relação aos atuais DOC e TED, aqui a redução prevista é substancial, o mercado ainda precisa se regular, mas a expectativa do BC é trazer os custos para as casas dos centavos.
- Segurança nas movimentações: Operações cursadas via rede do Sistema Financeiro Nacional, utilizando de meios inovadores de autenticação digital, além do usuário não precisar fornecer nome completo CPF, numero de conta corrente etc... para que receba valores, tudo será enviado através de um QR Code.
- Segurança aos usuários: Com a facilidade do pagamento instantâneo, uma das maiores aposta é a redução significativa das transações do varejo em espécie, ainda dominante em algumas regiões.