O levantamento das maiores cidades do mundo que você vai ver abaixo está relacionado com a maior população das regiões metropolitanas das grandes cidades.
Tóquio está em primeiro lugar na lista como a cidade mais populosa e também a maior do mundo. São mais de 37 milhões de habitantes. Delhi, na Índia, e Xangai, na China, estão na segunda e terceira posições. E São Paulo, com 22.429.800 habitantes, é a única cidade brasileira no ranking das 10 cidades mais populosas do mundo.
10. Osaka, no Japão
Finalizando essa lista das 10 cidades mais populosas do mundo, temos outra metrópole do Japão: Osaka. Embora tenha tido uma queda de 0,27% em seu número de habitantes nos últimos anos, Osaka abriga em seu território mais de 19 milhões de pessoas. A maioria dessa população, vive na região metropolitana da cidade, onde existem outros 46 municípios. Somando toda a região metropolitana da cidade, resulta em 7% da população nacional japonesa. Essa popularidade é fruto de vários motivos. Um deles é a economia. Isso porque Osaka é o segundo centro financeiro mais importante do país. Alguns dos fatores que chamam muita atenção para Osaka são a tradição e a cultura. A cidade é considerada a capital cultural do Japão e é também um dos destinos mais antigos do país – ela foi fundada ainda no século XVII.
9. Pequim, na China
A oitava da lista de maiores cidades do mundo é a capital da China e sede das maiores empresas estatais chinesas. São 20.896.820 milhões de habitantes em Pequim. Além de ser uma das maiores capitais do mundo, ela também é cheia de preciosidades arquitetônicas e artísticas. Seu demasiado crescimento econômico e tecnológico atraiu eventos mundiais bem importantes, como as Olimpíadas, em 2008, e as Olimpíadas de Inverno, em 2022.
8. Mumbai, na Índia A oitava posição do ranking das cidades mais populosas do mundo é a capital financeira da Índia. Em Mumbai, são 20.667.656 milhões de habitantes. O crescimento acelerado da cidade nos últimos aumentou o número de favelas, um problema que também existe em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Apesar disso, em Mumbai é possível observar várias obras de arquitetura colonial britânica. A estação ferroviária Chhatrapati Shivaji Terminus e o museu Chhatrapati Shivaji Maharaj são exemplos disso e são ótimos atrativos para quem visita à cidade.
7. Dhaka, em Bangladesh
Em Dhaka, capital do país asiático Bangladesh, vivem mais de 20,2 milhões de habitantes.
A sétima da lista das maiores cidades do mundo contempla exuberantes paisagens verdes, assim como longos caminhos d’água. Mesmo sendo uma das maiores metrópoles do mundo, em Dhaka (ou Daca, em português) muitas pessoas têm trabalhos informais, ao passo que uma boa parte das pessoas trabalham na indústria têxtil. Uma curiosidade é que o inglês é a segunda língua mais utilizada na capital de Bangladesh. Além disso, diferentemente da maioria dos países do mundo, a cidade e seu país contemplam 6 estações do ano, e não 4.
Grismo (verão);
Barsha (estação chuvosa);
Sharat (outono);
Emanto (estação fresca);
Lenzuolo (inverno);
Bashonto (primavera).
6. Cairo, no Egito
Quando o assunto é sobre as cidades com maior população do mundo, Cairo é um dos destinos mais emblemáticos e relevantes na história da humanidade. Isso porque ela é a maior cidade da África e do Mundo Árabe. Além disso, é ela que abriga a Pirâmide de Gizé, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Cairo, que é uma das cidades mais populosas do mundo, fica localizada às margens do rio Nilo, e encanta a todos com suas lendárias construções que unem toda a modernidade e tecnologia com o estilo egípcio clássico. Uma curiosidade é que a segunda maior cidade do Egito, Alexandria, tem somente 30% do tamanho de Cairo. Ainda assim, as duas cidades juntas abrigam quase 100% da população egípcia.
5. Cidade do México, no México
A capital mexicana conta com uma população de 21.671.908 habitantes e encanta a moradores e turistas por preservar de maneira tão bonita seu passado. As ruínas Astecas, assim como seus hábitos e tradições, ainda estão de pé, de forma sólida e refletidos nos costumes, nas crenças e na famosa culinária mexicana. Conhecer a cidade do México, assim como seus pontos turísticos mais famosos, é ter contato direto com um pouquinho do passado de toda a América Latina.
4. São Paulo, no Brasil
A cidade mais populosa do Brasil é, também, uma das maiores cidades do mundo, com aproximadamente 21.846.507 habitantes. Muitas dessas pessoas vêm principalmente de outras cidades e estados do Brasil, devido à grande oferta de emprego, educação e qualidade de vida que a cidade proporciona ao longo dos anos. Além disso, São Paulo, que é a única representante do Brasil na lista, é também a maior cidade do continente americano. Embora ela seja a cidade brasileira melhor posicionada no ranking de cidades inteligentes, de acordo com o IESE Bussiness School, diferentemente de Tóquio, São Paulo enfrenta problemas de planejamento urbano, principalmente quando se trata de mobilidade. Uma curiosidade é que, oficialmente, a Região Metropolitana de São Paulo conta com 39 municípios, mas, levando em conta o Complexo Metropolitano Expandido, ela é ainda maior. Se esta área fosse levada em consideração nesta lista, São Paulo poderia ser a terceira maior cidade do mundo, com mais de 27 milhões de habitantes.
3. Shangai, na China
Uma das maiores metrópoles do mundo, cerca de 26.317.104 pessoas habitam Shanghai, o retrato perfeito da expansão econômica chinesa. Ao longo dos anos, Shangai, que está entre as cidades mais populosas do mundo, vem se tornando referência como um dos grandes centros econômicos do mundo, assim como em inovação tecnológica e design. Ela é até chamada de Paris do Leste ou até Pérola do Oriente. Mesmo que a região metropolitana não supere o número de habitantes das regiões de Tóquio e Delhi, se levar em consideração somente o território oficial de Shangai, ela pode ser a maior cidade do mundo em tamanho populacional. A estimativa é de que, apenas no núcleo da cidade, vivam mais de 24 milhões de pessoas. Esse número é maior que a população total de Taiwan, a ilha chinesa que busca incessantemente ser reconhecida como um país independente.
2. Delhi, na Índia São mais de 29.399.141 habitantes que vivem em Delhi, a capital atual do Governo indiano.
Ela, que é uma das cidades mais populosas do mundo, é cercada por árvores e tem amplos bulevares que atraem milhares de pessoas todos os anos. Pelas avenidas largas e cheias de
Nova Delhi, você não vê só pessoas circulando por lá. Você vê nada menos do que elefantes passeando entre centenas de carros que buzinam na cidade caótica! Além de ser uma das maiores metrópoles do mundo, Delhi também tem uma densidade demográfica bastante alta. O lugar tem a maior taxa de pessoas por milha quadrada do mundo, chegando a um total de 29.259,12 a cada milha quadrada.
1. Tóquio, no Japão
Escolhida duas vezes como sede dos Jogos Olímpicos, Tóquio é a cidade com maior população do mundo. Além de possuir mais de 37.435.191 habitantes, ela se destaca por ter o segundo maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do planeta. Gerir uma cidade tão grande e garantir qualidade de vida, educação de qualidade e ótimos índices empregatícios não é uma tarefa fácil, mas Tóquio vem se saindo muito bem na tarefa. E se engana quem pensa que a dimensão da cidade faz as coisas saírem de controle. Andando pelas ruas de Tóquio, você vai se surpreender com o nível de organização e limpeza dos seus habitantes.
Outro ponto da estrutura de Tóquio que merece nossa atenção é a eficiência do serviço de transporte público, que nunca se atrasa. Além de ser uma das maiores capitais do mundo, Tóquio surpreende por sua qualidade de vida.
Ranking das 10 cidades mais populosas do mundo:
Tóquio, no Japão.
Delhi, na Índia.
Shangai, na China.
São Paulo, no Brasil.
Cidade do México, no México.
Cairo, no Egito.
Dhaka, em Bangladesh.
Mumbai, na Índia.
Pequim, na China.
Osaka, no Japão.
Se você gosta de viajar, ficar de olho no câmbio é fundamental. Se quiser receber a cotação das moedas no seu whatsapp, fale com a gente! (11) 94717-8680. A Broker atua também com cartão pré-pago. Saiba mais aqui.